Em 2011, o Ecletismo Musical considerava “Nothing Ahead / Nothing Behind” de Rose Blanket, como o 5º melhor álbum do Ano. Miguel Dias, o homem por detrás desta magnífica obra, dizia nessa altura ao EM (em entrevista para recordar aqui) que ““A verdade é que o palco nunca foi um espaço confortável para mim, nada funciona, não existe prazer.”.
Nada melhor do que uma pandemia, para o regresso sem a pressão dos palcos e dos concertos. Assim, Miguel Dias está de volta com o projeto Silente!
Silente é o novo projecto de Miguel Dias (ex-Rose Blanket) e Filipa Caetano, e que conta com a colaboração do escritor/poeta Frederico Pedreira nas letras.
O disco é o resultado de uma paciente maturação que se estendeu pelo período 2015-2019, durante o qual o gosto pela experimentação contribuiu para alongar, sem pressas, todo o processo criativo.
A totalidade dos temas é de autoria de Miguel Dias que assegurou, igualmente, grande parte da instrumentação. As vozes são de Filipa Caetano, que já tinha colaborado com Miguel Dias no último disco de Rose Blanket, Nothing Ahead Nothing Behind. Participaram ainda no disco Miguel Gomes (guitarras em 2 temas e algumas percussões), Miguel Ramos (baixo em 3 temas) e Miguel Ângelo (baterias e percussões).