Faleceu hoje, depois de uma longa e conturbada luta contra o Cancro, o Último Grande Trovador.
Como o Ecletismo Musical escreveu em 2011, porque as grandes homenagens se fazem em vida, a Entrevista ficará para sempre (Entrevista com Pedro Barroso para recordar aqui), tal como todo o seu legado musical, literário e cultural.
Gravado em Dezembro de 2019A obra é vastíssima. Descubram-na. Não se fiquem por uma outra conotação política. A Intervenção faz-se de muitas formas.
Tal como na altura se escreveu:
“
Porque os Grandes Tributos se fazem em Vida, o Eclectismo Musical presta homenagem a Pedro Barroso, um dos maiores Autores portugueses, com uma entrevista muito especial.
Trovador de excelência, com mais de 40 anos de carreira, sempre com um espírito interventivo, acutilante e possuidor de uma mordaz ironia, a sua vida corre na tranquilidade de Riachos (Ribatejo), mas sem nunca deixar de ser um atento observador de tudo o que se passa nos nossos tempos.
Professor, fisioterapeuta, escritor, poeta, pintor, artista plástico, Músico, numa palavra, Iluminado. Sem meias palavras, sempre sem medo de dizer o que pensa, Pedro Barroso respondeu, com a frontalidade de sempre, às questões colocadas pelo Eclectismo Musical.
Ainda que tendo a consciência de não ser este um nome conhecido da maioria dos seus leitores, o Eclectismo Musical considerou que a Obra e o Homem, justificavam cabalmente este momento que, esperamos, sirva também precisamente para mais pessoas procurarem conhecer a extraordinária Obra deste grande Senhor da Arte em Portugal. “
Até Sempre, Pedro, foi um enorme prazer.
Um bom resumo do parte do seu legado: